top of page

Revitalização da escadaria de acesso da Joaquim Antunes a Teodoro Sampaio

Desde a sua fundação, a Associação dos Moradores de Joaquim Antunes (AMJA) tem cuidado da escadaria de acesso a Teodoro Sampaio, financiando serviços de iluminação, paisagismo, pintura, limpeza e manutenção em geral.

A grande mudança no local se deu com o projeto de revitalização dessa escadaria, idealizada pelo Grupo Mosaico Paulista e intermediada pela sua atual diretora Claudete Aparecida Soares. Foi executado em duas fases: - setembro/2015 (espelhos da escadaria) e julho/2016 (muro lateral esquerdo)

Após ser procurado pela AMJA, para recuperar os espelhos da escadaria e um muro lateral, o grupo de mosaicistas decidiu iniciar pelos espelhos e utilizar o desenho padrão do mapa de São Paulo, marca registrada de calçamentos pela cidade.

Ao montar o projeto tiveram o cuidado de pesquisar a origem do desenho e o que descobriram foi surpreendente. “Em meados de 60, a artista plástica Mirthes Bernardes venceu um concurso da Prefeitura de São Paulo para criação de um símbolo que representasse a sociedade paulista. Os traços da artista passaram então a fazer parte do dia a dia de todos, mas ela jamais recebeu por sua ideia. Ficamos comovidos e decidimos batizar o local recuperado com o nome de Escadaria Mirthes Bernardes”, conta Claudete Lopes Martins, uma das mosaicistas do grupo Mosaico Paulista.

Escadaria Mirthes Bernardes

A artista esteve presente na instalação e inauguração da escadaria, deixando a equipe AMJA e grupo de mosaicistas honrados com sua presença.


O Grupo Mosaico Paulista seguiu colorindo as ruas de São Paulo, capital e no mês de julho de 2016, executou a segunda fase de revitalização da escadaria, quando então seus artistas mosaicistas produziram no muro do lado esquerdo da escadaria, a obra “As oito cores do ypê”, da já referenciada artista plástica Mirthes Bernardes e de seu sobrinho Cid de Freitas.


Representantes de Moradores da Joaquim Antunes com Cid de Freitas, coautor da obra “ As oito cores do ipê”.




Para completar a revitalização da escadaria, a artista plástica Maíra Mendes foi convidada para criar uma pintura no muro do lado direito da escadaria, que pudesse conversar com o colorido e a arte dos mosaicos.

A ideia então, foi representar os pássaros que encantam o bairro de Pinheiros, como o sabiá e o bem-te-vi. Mas faltava alguma coisa...uma mensagem escrita, aos que por ali passam... “A Cidade Pode Ser Bela!”. E em meio às folhas e flores, surgiu a frase que incentiva cidadãos a ver nossa cidade para além de seus muros cinza!


www.instagram.com/maira123mendes

www.cargocollective.com/mairamendes

Participaram no projeto: Claudete Lopes Martins, Monica Mascheroni, Cecilia Aimé, Iara Valério, Simone Berton, Cris Romano, Elisangela Secassi, Gabriel Güyará, Eduardo Passanezi, Sunao Nishio, Vera Gonçalves, Ana Paula Roge, Isaíra Baptista Kuhn, Marlene Felipini, Rosi Caobianco, Rose Marconi, Rosemeire Nascimento, Andrea Lehm, Gertrudes Gormanns, Ramona Kiessling, Célia Sodré, Maria Danesi, Laura Mortigliengo, Jane Jordão Hamacher , Regina Shahini e Maíra Mendes e Manuel Silva.

A AMJA participou com a retirada do concreto dos degraus da escada, realizada por um colaborador remunerado. Angariou doações com o comércio da rua e adjacências (A.J. M&M Padaria, Quitanda, Casa Ramos Materiais para Construção, MB Materiais de Construção, Bar Ponte, Estúdio Finest, Loja Versatilly, Elegancy Desing) para a alimentação da equipe do Grupo Mosaico Paulista.

Os materiais necessários para a revitalização, como argamassa e rejuntes, foram doados pela empresa Weber Quartzolit

O fornecimento dos azulejos foram doações do Mosaico Paulista.











bottom of page